Tuesday, May 12, 2009

Luarte 9 anos, de teatro dedicado a vida!

Passaram 9 anos desde que mais de duas dezenas de adolescentes juntaram-se na Mozarte, apaixonados pelo teatro, dança, desfile de moda, poesia e demais coisas. Nessa altura ainda não sabiam muito bem que rumo tomar, mas de uma coisa tinham certeza: a arte era o seu caminho, queriam estar juntos, queriam compartilhar suas experiências e anseios, queriam descobrir o mundo e sobretudo descobrir-se a si mesmos.
O tempo passou, as coisas foram se definindo, saíram da Mozarte á procura de novos ares, o Acba os recebeu de braços aberto, também assim foi na Unidade 22 e nestes locais o grupo se reencontrou fez montagens dignas de realce. Nasceram neste percurso “Loucura”, uma historia sobre os madjermanes, quando suas reivindicações ainda estavam ao rubro. Também ganhou alma “Joana Moçambique” com que ficamos conhecidos e outros espectáculos. Brindaram o seu publico ainda com “Embrulhados na inocência”, um espectáculo sobre á corrupção no seio da policia, “Á republica dos Mabuzas” uma analise sobre o nosso cenário político e mais recentemente “Á política do estômago”.
Ganharam consciência de que seu caminho só faria sentido quando compartilhado, juntaram-se a pessoas mais entendidas nestas coisas do teatro e se fortificaram. Participaram em co-produções com companhias de cá e de lá, hoje são convidados permanentes nas produções do Mutumbela. Fizeram amizade com companhias espanholas e alemãs e actuaram junto destas.
Aqueles miúdos de 2000 que percorriam esticadas distancias para um ensaio ou apresentação nos bairros suburbanos de Maputo e arredores, descobriram o potencial que esta dentro de si, transformaram seu grupo em associação e passaram a dedicar á sua arte á vida. Hoje eles intervém no âmbito da prevenção as calamidades na Zambézia e Nampula e em outro projecto ligados á democracia, boa governação, HIV/SIDA um pouco por todo país. E agora preparam-se para os próximos 9 anos. Força pessoal!

4 comments:

Anonymous said...

Parabéns à Luarte!
Sou uma colaboradora da Oikos em Lisboa e fico muito impressionada com o vosso trabalho!
Para além disso também faço parte de um grupo de teatro amador, por isso partilho convosco a paixão pelo teatro! Continuem. Muita força!
Joana Dias

Alvaro said...

Bom Dia.
Gostaria, se possível, saber um pouco mais sobre estre grupo de teatro.
Estou a 1 mês aproximadamente em Maputo e vim de Portugal. venho com intenções de ficar cá a viver e gostava de continuar a fazer uma das muitas coisas que lá fazia. Teatro. Fiz parte de 3 grupos de teatro amador em aveiro e recentemente estive num grupo de teatro ja muito conhecido em Aveiro. no Circulo Experimental de Teatro de Aveiro.
Também fiz um curso de 2 anos de Expressão Dramatica. Tenho Diplomas e Certificados. Adoro teatro. Tudo aquilo que se consegue transmitir em palco.
Gostaria de saber então mais coisas sobre o vosso grupo, sitio, alguma peça que vão apresentar (para eu assistir), a possibilidade ou não de entrar para o grupo ou voçes recomendarem outro…
obrigado pela vossa atenção e agradecia uma resposta para o meu e-mail, mydler69@hotmail.com .
Parabens pelo vosso trabalho.
Obrigado. Alvaro Ramos

Arte, Cidadania e Transformação Social said...

Joana e Alvaro. Obrigado por terem passado poraqui e deixarem os vossos comentarios. Alvaro, estamos abertos a te receber e partilhar um pouco do que estamos a fazer. Nosso contacto de telefone é 827000161. Ligue quando puderes.
Abraços

Anonymous said...

Olá, meu nome é Alessandra!!
Há alguns anos atrás, frequentava uma casa espírita aqui em S.B.Campo e tive o imenso prazer de assistir uma peça teatral interpretada por este grupo na I.A.M em S.B.Campo mesmo, a qual contava a vida de Raul Seixas, "Um Roqueiro no Além".
Já vi inúmeras peças de teatro e de vários gêneros, mas esta, foi realmente uma das melhores que pude assistir, pois a interpretação de todos os integrantes do grupo foi surpreendente.
Na época, minhas filhas ainda eram pequenas e não tinha como levá-las. Comentei várias vezes sobre a riqueza cultural e moral que este grupo proporcionou com esta apresentação e até hoje elas me cobram para assistir também.
Gostaria muito de saber se ainda esta peça é apresentada e onde se possível.
Podem contatar-me por meu blog, orkut ou mesmo por este email.

blog: www.griffnoliaspaces.blogspot.com
orkt: Alessandra Macedo com este email p/ referência: alessmami@hotmail.com



Grata
Alessandra 7394-2835